01/06/2018

09:45

Banco do Brasil vai renegociar dívidas de produtor prejudicado pela greve

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o Banco do Brasil vai renegociar dívidas de produtores que foram prejudicados pela paralisação dos caminhoneiros. “O Banco do Brasil me disse hoje (quarta-feira) pela manhã que está pronto para criar mecanismos para que esse setor não entre em colapso”, disse o ministro a jornalistas no Fórum Investimentos Brasil, em São Paulo.

Segundo ele, o Banco do Brasil informou que criadores de animais terão parcelas de financiamento prorrogadas por um ano. “Se ele tem financiamento de investimento que vence em 2026 e está com problema este ano, poderá pagar a parcela com os mesmos juros contratados em 2027. Com o custeio também será feito assim. Sempre prorroga por um ano.”

Segundo Maggi, é possível fazer isso rapidamente porque o manual de crédito rural já prevê renegociação no caso de problemas climáticos ou qualquer outro problema que reduza a renda do produtor. “É interessante dizer que o capital do produtor rural no caso dessas granjas são as aves. Se elas perderem valor, eles perdem capital”, afirmou o ministro.

“Isso é uma cadeia de milhares de pequenos produtores, que têm uma ou até quatro granjas. Eles vivem dessa criação de animais acoplados com as cooperativas e grandes integradoras. Socorrer essa turma significa manter o campo em funcionamento e os empregos garantidos.”

O ministro disse ainda que processadoras e cooperativas poderão ser incluídas nas renegociações de dívidas. “Provavelmente virão as processadoras e, até mais que as processadoras, as cooperativas.

Porque nas cooperativas o capital é o capital do produtor, diferente até de uma integradora. Com toda a certeza elas virão buscar socorro.

“Maggi acrescentou que os recursos para isso virão do remanejamento dentro do Plano Safra. “Acho que não teremos condição de botar dinheiro novo no processo.

O que teremos que fazer é olhar para dentro do nosso Plano Safra, que deve ser de R$ 180 a R$ 190 milhões em vários programas e buscar ir devagar em algum programa para socorrer esse outro que é emergencial.”

Sobre os bloqueios feitos nas estradas, Maggi ressaltou que houve um avanço na desobstrução.

“Muitos desbloqueios foram feitos no oeste do Paraná e em Mato Grosso, acho que até amanhã (quinta-feira) seremos salvos pelo gongo nessa desobstrução”, disse se referindo ao prazo limite de até quinta-feira dado pelo setor de proteína animal para retomada do fluxo sem prejuízos ainda mais graves.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio