13/07/2018

09:14

Plantio do trigo está quase concluído no RS

Fonte: Emater

A atual safra de trigo está praticamente semeada, com exceção de áreas pontuais no Planalto e Campos de Cima da Serra, o que não preocupa os agricultores, pois nessas regiões o período favorável se estende até o final deste mês, havendo tempo hábil para a finalização. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, é boa a formação inicial das lavouras, com stand de plantas recomendado, emergência uniforme e crescimento inicial rápido, com as lavouras implantadas em desenvolvimento vegetativo. Técnicos alertam que, em casos pontuais, algumas lavouras têm apresentado plantas com entrenós longos e pouco perfilhamento, folhas estreitas e coloração mais amarelada devido a períodos prolongados de pouca luminosidade.

A cevada está nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, com as primeiras lavouras implantadas em elongação e início de floração, com os tratos culturais, controle de invasoras e aplicação de nitrogênio em cobertura em algumas áreas prejudicadas pelo excesso de umidade no solo.

A canola, visualmente, está bem instalada, com bom aspecto fitossanitário. A cultura mantém-se em desenvolvimento vegetativo, floração e já em enchimento de grãos no Noroeste do RS. Produtores avaliam como positivo o desenvolvimento da cultura, apesar da dificuldade de controlar gramíneas espontâneas, como azevém e aveia. Esta dificuldade decorre da baixa insolação, que diminui a atividade metabólica das plantas e pode comprometer a ação dos herbicidas. No Planalto, lavouras estão prejudicadas pelo excesso de umidade.

 

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio