22/10/2018

11:38

Quais as chances de os preços do milho voltarem a subir?

Fonte: Agrolink

Na avaliação do analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco, o cenário projetado para os próximos meses não indica possibilidade de os preços do milho voltarem a subir. De acordo com o especialista, os dados disponíveis indicam aumento na produção do milho brasileiro e expansão nos estoques argentinos do cereal.

“Lemos com espanto artigo de consultoria internacional relatando que, devido à provável redução na produção de milho para a próxima safra de 2018/19, devido ao aumento da área de soja, em virtude da maior demanda chinesa, a tendência dos preços do milho para esta temporada seria de alta. É uma afirmação categórica demais. Os números parecem confirmar o contrário”, sustenta.

As projeções do relatório de outubro do USDA projeta um aumento de 15,24% na produção brasileira de milho e de 28,13% na produção argentina. Isso significaria que a produção conjunta dos dois países aumentaria de 114,0 milhões de toneladas produzidas na safra 2017/18 para 135,5 MT na safra 2018/19.

As projeções da Conab para a safra brasileira estimam um aumento de 11,19%, passando de 81,3MT para 90,4MT. A respeitada consultoria argentina Agritrend projeta um aumento da produção do seu país de 34,38%, passando de 32,0 MT na safra 2017/18 para 43,0MT na safra 2018/19.

“Na projeção de preços para a próxima temporada de 2018/19, temos que levar em consideração, no mercado interno, a provável retomada das exportações brasileiras de carnes, e este será um fator de alta nos preços. No mercado externo, as exportações diretas de milho deverão aumentar 31,82%, mas a sua rentabilidade vai depender do comportamento do dólar no Brasil”, aponta Pacheco.

“Há um terceiro elemento que gostaríamos de mencionar: as importações brasileiras de milho, tanto do Paraguai quanto da Argentina. Com o grande aumento dos estoques finais argentinos, é provável que os preços do milho naquele país também cedam. Se isto se juntar a um dólar de R$ 3,50 ou menos, por exemplo, as compras brasileiras de milho argentino, já ocorridas em várias ocasiões neste ano, poderão se intensificar, pressionando os preços internos para baixo”, conclui.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio