10/06/2019

11:58

Exportação de frango do Brasil sobe em maio com disparada de vendas à China por peste suína

Fonte: G1 - Agro

As exportações de carne de frango do Brasil, que é o maior exportador global do produto, totalizaram 381,1 mil toneladas em maio, alta de 14,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. O setor viu uma disparada nas vendas para a China, que, em função dos impactos da peste suína africana, tem aumentado as importações da proteína.

Beneficiada por preços mais altos, a receita de embarques de carne de frango do Brasil, considerando todos os produtos, entre in natura e processados, saltou 27,3%, para US$ 658,9 milhões, de acordo comunicado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira (7).

As vendas de carne de frango do país para a China foram o grande destaque do mês. Principal destino das exportações brasileiras (14,7% do total exportado no mês), o país asiático importou 54,8 mil toneladas em maio, volume 49% superior ao efetivado no mesmo período do ano passado, segundo a ABPA.

“A China se isolou como principal destino dos embarques brasileiros. O efeito gerado no mercado pela crise sanitária no país asiático impulsionou as importações, o que gerou efeitos também na rentabilidade do mercado, com elevação de preços médios”, destacou, em nota, o presidente da ABPA, Francisco Turra.

As criações de suínos da China, maior consumidor global do produto, estão sendo reduzidas fortemente, com os asiáticos tentando controlar a doença, que provoca mortes de porcos, mas é inofensiva para humanos.

A conjuntura tem beneficiado as empresas de carnes do Brasil, como JBS e BRF.

Outro destaque do mês de maio, segundo a ABPA, foram as vendas para os Emirados Árabes Unidos, que chegaram a 30,7 mil toneladas em maio (8,2% do total), alta de 49% sobre o mesmo período do ano passado.

A União Europeia também expandiu suas importações de carne de frango do Brasil. Ao todo, foram 26,2 mil toneladas em maio (7% do total), volume 26% acima do realizado no quinto mês de 2018.

Exportações em 2019

No acumulado do ano até maio, as vendas de carne de frango do Brasil alcançaram volume de 1,659 milhão de toneladas, saldo 3,6% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. No período, o setor gerou receita de US$ 2,766 bilhões, aumento de 6,3% na comparação anual.

“A disrupção no mercado gerada pela China ocorre em um momento em que outros importadores relevantes incrementaram suas compras. É há, também, as boas notícias vindas do México, para onde os embarques deverão ganhar novo impulso com a publicação de cotas adicionais de importação”, disse o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio