08/08/2019

10:11

Frederico Westphalen recebe o Dia Estadual do Porco essa semana

Fonte: ACSURS

Pela segunda vez Frederico Westphalen recebe o maior evento suinícola do Estado. O 45º Dia do Porco ocorre no dia 9 de agosto, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). A programação começa às 7h30min, com café da manhã.

Importantes nomes do setor, como o pesquisador Thiago Carvalho, do Cepea-Esalq/USP, explanará sobre o mercado de grãos e a produtividade suinícola. Já o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, palestra sobre os desafios da proteína animal, cenários e perspectivas. Inclusive, na edição de agosto a Novo Rural traz uma entrevista com Turra, que tem avaliado 2019 como muito positivo, principalmente tendo em vista o aumento das exportações de carne suína.

Atualmente, Frederico Westphalen possui dois frigoríficos, que juntos abatem em torno de 2.300 animais. Além disso, duas fábricas de ração com produção diária de 900 toneladas, que abastecem também os municípios da região. “Nós somos a maior região hoje em termos de produção e abate no RS. Então, mais merecido do que nunca trazer este evento para cá, divulgar e valorizar o nosso produtor”, afirma o secretário da Agricultura de Frederico Westphalen, Cléber Cerutti.

Em 2018 o município classificou-se em 20º lugar no ranking de abates de suínos do Estado, com 100.828 animais, segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, tendo um aumento de 8,39% em comparação a 2017. Hoje, a suinocultura corresponde a 57% da produção primária do município, envolvendo cerca de 80 produtores

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio